NESTA SEÇÃO
· Pesquisa de Opinião
· Relatórios

LINKS IMPORTANTES
Escolha o link de seu interesse, logo abaixo:

Plano de Mineração do Estado do Pará é apresentado aos Vogais da Jucepa

A reunião plenária do Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) do dia 13/05/14, presidida pelo presidente Paulo Sérgio Pinheiro, contou com a participação da secretária Maria Amélia Enríquez, titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Entre os assuntos abordados, a interiorização da Jucepa e o Plano Mineral do Estado Pará (PME 2030).

O interior do estado contribuiu com 69,56% de toda as constituições de empresas feitas pela Jucepa neste primeiro trimestre de 2014. E em todo o ano de 2013, foi responsável por 68,80% de todos os registros de empresas realizados no Pará. Além da sede, a Jucepa possui Coordenadorias Regionais em diversos municípios polos, como Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Capanema, Castanhal, Itaituba, Marabá, Novo Progresso, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém, Tucuruí e Xinguara. E há a expectativa da instalação de uma unidade da Junta em Rondon do Pará.

Entre os municípios que possuem Unidades da Junta que mais têm constituído empresas estão, respectivamente, Marabá, Santarém, Castanhal, Redenção, Parauapebas, Capanema e Tucuruí.

Na reunião plenária da Jucepa os presentes tiveram ainda a oportunidade de conhecer  um pouco a respeito do Plano de Mineração do Estado Pará. O PME  2030 é uma ferramenta de planejamento para o desenvolvimento do setor, com base no uso sustentável e agregação de valor aos minérios. O plano apresentado aos Vogais foi recebido de forma muito positiva e, em sua explanação, Maria Amélia Enríquez contou que o mesmo foi discutido com a sociedade em oficinas, com a participação de mais de 1.300 pessoas e 20 instituições, entre órgãos públicos, organizações não governamentais, empresas, sindicatos, etc.

O plano foi lançado no dia 14 de abril deste ano pelo Governo do Estado. De acordo com a secretária de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, o PME 2030 tem sido considerado um marco histórico, por ser o primeiro lançado no Brasil. "O Plano foi construído com os setores envolvidos na atividade minerária no Pará e irá nortear as ações de Governo voltadas ao segmento nos próximos anos". Para se ter uma ideia, o estado do Pará terá como previsão de investimentos pela indústria mineral um valor de US$ 41,776 bilhões até 2015 e de mais R$ 68 bilhões até 2017.

Hoje a mineração está formalmente presente em 55 municípios paraenses com 170 minas ativas. “Há 20 anos havia menos de 15 municípios onde a atividade era desenvolvida e 50 minas ativas. Até 2030, o Pará terá frentes de lavra em mais de 80 cidades e mais de 230 minas. Também contará com o maior projeto de mineração do mundo: Ferro Carajás S11D, da mineradora Vale. O S11D é um complexo minerário na região da Serra dos Carajás, situado no município de Canaã dos Carajás", disse. O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2016, com alcance do volume nominal de produção em 2018. A edição eletrônica do  Plano Mineral do Estado Pará (PME  2030) está disponível e pode ser acessada no site http:www.seicom.pa.gov.br/pem.

ATALHOS
Adicionar este Web Site
aos seus Favoritos
Enviar o endereço desta
Página a um amigo
Imprimir o conteúdo
desta Página
Enviar e-mail para a
nossa equipe
Retornar até a Página
Inicial

TELEFONES ÚTEIS
+55.91.3217-5814 (Tele-Jucepa)
+55.91.3217-5840 (Fax)
+55.91.3217-5808 (Ouvidoria)

Início · Sobre nós · Informações Úteis · Serviços On-line · Contato
Copyright © 1997-2015. Junta Comercial do Estado do Pará. Todos os direitos reservados.
Clique aqui para Mandar sua Opinião sobre este Web Site.
O e-mail para contato através do site é: contato@jucepa.pa.gov.br
Sistema de Qualidade Jucepa