Jucepa instala a nova Galeria de Presidentes
A Junta Comercial do Estado do Pará realizou a reinstalação de sua Galeria de Presidentes do órgão, no auditório Adalberto Acatauassú Nunes, na sede da Jucepa, em Belém, no dia 23/06. Aos 138 anos, a Junta Comercial do Pará foi criada em 1876, por decreto imperial assinado pela Princesa Isabel, e nesta galeria constam os presidentes da Jucepa a partir de 1972, registrando assim os Presidentes da fase estadualizada da Jucepa, quando a Junta foi transformada em autarquia estadual. Participaram da solenidade, os gestores atuais da Junta, os ex-presidentes e familiares, vogais, representantes de diversas instituições, e demais servidores da Jucepa.
“De 1972 até os dias de hoje, são 43 anos de registro histórico, o suficiente para que as modificações se processassem em velocidade acelerada. Passou-se de livros manuscritos para banco de dados informatizados. A internet transformou o planeta terra numa grande aldeia, a aldeia global. E todas estas transformações e adaptações tiveram um custo financeiro alto para as organizações. As novas ferramentas postas à disposição de todos transformaram também a tramitação de processos nas repartições públicas, fazendo com que as mesmas tivessem que acompanhar as inovações para melhor servir seus usuários”, declarou o presidente da Jucepa, Paulo Pinheiro.
A cerimônia abordou os desafios dos gestores ao longo das suas caminhadas administrativas para enfrentamento das inovações gigantescas nos últimos 43 anos. Foram citados projetos que se modernizaram até chegar na instituição que a Jucepa é hoje, acompanhando os avanços tecnológicos e que transformaram a autarquia numa das mais importantes testemunhas da história da economia do Pará e prestando relevantes serviços ao cidadão paraense.
A trajetória da Jucepa é tão importante como um dos principais atores da economia paraense que a instituição está realizando o Projeto Memórias do Registro Mercantil efetuando um amplo levantamento da história do Registro Mercantil no mundo e também da própria Junta Comercial paraense. Para a execução desse projeto foi firmado convênio com a Universidade Federal do Pará. Outro convênio firmado com a Secretaria de Estado de Cultura, resultará na edição de um livro contendo as estampas que foram registradas na Jucepa de 1887 a 1922.
Na solenidade, a secretária geral da Jucepa, Iêda Lúcia Carvalho, falou em nome dos servidores da Junta, “hoje estão sendo homenageados os Presidentes da Junta Comercial do Pará a partir da sua transformação em autarquia estadual. Cada um deu a sua contribuição para o crescimento e modernização da instituição, que presta serviços na área do Registro Mercantil. Como servidores da Jucepa, testemunhamos, cada um no seu tempo, as diretrizes de cada dirigente, e todos deixaram um legado. A Jucepa pode e deve se considerar beneficiada pela escolha de seus dirigentes. Nós, que aqui continuamos a nossa jornada de trabalho, saudamos a todos os que estão aqui retratados nesta Galeria, aos que se foram e aos que estão presentes, aos seus familiares, na certeza que cada um será lembrado como um dos responsáveis por esta instituição.”
Um pouco da história - Esta é a quarta sede da Junta Comercial do Estado do Pará, desde 1972, que anteriormente, na fase da estadualização, ocupou espaços no Solar da Beira do Ver-o-peso, na Travessa Padre Eutíquio e na Av. Governador José Malcher. Todas foram sedes provisórias, a definitiva, que é a sede atual na Avenida Magalhães Barata nº1234, foi recentemente batizada como Edifício Princesa Isabel, em homenagem à criadora da Junta Comercial.
Ex-Presidentes da Junta Comercial do Estado do Pará:
1-BENEDICTO GILBERTO DE AZEVEDO PANTOJA (1971-1975)
2- ADALBERTO ACATAUASSÚ NUNES (1975-1983)
3- RONALDO BARATA (1983-1985)
4- EDSON BORGES ROFFÉ (1985-1986)
5- FERNANDO PAES DE VASCONCELOS (1986-1994)
6- DULCE NAZARÉ DE LIMA LEONCY (1995-1998)
7- GERSON DOS SANTOS PERES FILHO (1999-2003)
8- VILSON JOÃO SCHUBER (2003-2006)
9- JOSE ARTUR GUEDES TOURINHO (2007-2013)
|